sábado, 21 de abril de 2012

Origem e significado das tranças

Tranças: origem x significados

 

 A tradição das tranças veio da África, onde elas eram bem mais do que simples adornos para a cabeça.

A maneira de trançar os cabelos tinha vários significados: podia indicar status social e até sinalizar que a pessoa em questão estava interessada em se casar.

No Brasil, as tranças estão ligadas ao mundo black, da música, da moda, e fazem sucesso com negras e brancas. Além de modernizar a cabeça, elas dão um jeito no volume excessivo dos cabelos crespíssimos e ajudam os fios a crescer, pois previnem que eles sofram com as agressões do dia-a-dia.

 


Esta técnica antiga, trançar cabelos,trazida pelos povos africanos, tem ganhando cada vez mais adeptos entre os jovens. Tranças nagô, rastafari e dreadlocks têm feito a cabeça da galera.


 

Trança Nagô


A trança nagô é feita junto ao couro cabeludo e permite a criação de vários desenhos. Pode ser feita até a metade da cabeça ou na cabeça inteira, com o cabelo natural e com aplicação de outros fios, naturais e artificiais. “Há muitas possibilidades de desenho. O melhor é aquele que combina com a anatomia da pessoa."

 

Dependendo do tamanho do cabelo e da complexidade do desenho, o trabalho pode durar de uma a 7 horas. As tranças que usam apliques são as mais demoradas.  A trança nagô pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, crespo ou liso, e sua duração varia de acordo com a capacidade de fixação do penteado de cada fio, podendo ser mantida por pelo menos 15 dias, ou até mais dependendo do cuidado.

Não pode ser lavada todo dia e quando for lavar, tem que usar uma touca de meia para proteger a trança.

O material necessário é uma tesoura, uma agulha ou um pauzinho de laranjeira, pequenos grampos ou "piranhas", para prender o resto do cabelo, e fios de elástico finos próprios para penteados ou elásticos pequenos de silicone para finalizar as tranças.

 

 

Dreads

 

 

Para começar um dread, é preciso separar o cabelo seco em mechas e ir enrolando. A espessura de cada dread e a direção de cada cacho é o que vai definir o caimento.. A aplicação de cera de abelhas ajuda a aglutinar os fios e é necessária no início e, principalmente, para cabelos lisos e finos. Os cabelos crespos não necessitam tanto de cera.

Na medida em que os cabelos crescem, é preciso estar sempre enrolando os novos fios. É preciso buscar a raiz, separar os cachos ir enrolando e juntando.

Sol, vento, praia e piscina são inimigos dos dreads e das tranças nagô. A exposição excessiva pode comprometer a saúde dos fios, ressecá-los e até rompê-los. O dread pode quebrar.


 

Observação: esse texto não foi criado por mim, site de origem: http://segredosafricanos.pbworks.com/w/page/7055392/est%C3%A9tica_cabelos

6 comentários:

  1. Olá Vania!Muito bomo seu blog, parabéns. Que vc continue incentivando as mulheres negras a assumirem os seus cabelos crespos, afros, seja lá como for. Me sinto outra mulher após assumir o meu afro, rsrs. Beijos.Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por teu carinho em comentar Julia. Realmente depois que aprendemos a amar o nosso cabelo, nos sentimos outra, muito mais forteS, perseveranteS e corajosaS.

      Excluir
  2. Noos diante de tanto preconceito pequei em achar que esse blog iria falar mal dos dreads, já vim inspirada em ler a postagem, me surpreendi, é muito bom que as pessoas conheçam um pouco dessa cultura, de todo trabalho e cuidado que devemos ter com o nosso cabelo ainda mas quando assumimos um estilo muito interessante beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola Vania , fiquei muito feliz com o seu blog. Sou professora e estava pesquisando algo para realizar uma oficina de beleza afro na escola e realmente encontrei. Parabens.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que pude ajudar um pouco, obrigada por deixares comentário pró.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vânia, adorei as sujestões so uma questão que não esta correta é enquanto aos Dreads, não é necessário a cera de abelha. Dreads pode ser feito em qualquer tipo de cabelo e não tem restrição, uma dica ele pode ser feito com agulha de croche uma tecnica que deixa o cabelo mais solto e natural.

    Gostei muito do Blog, ja que eu estava pesquisando sobre tranças me auxilio muito agradeço.

    ResponderExcluir

Deixem comentários, digam o que acharam do post. Seu comentário é importante para o blog e para mim também.
Comentários desrespeitosos e de baixa índole, não serão aprovados.